quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Não existe memória sem emoção...

Não existe memória sem emoção...
Muito interessante o posicionamento do português Antonio Damasio 65, um dos neurocientistas mais renomados da atualidade.

Ele trouxe uma nova luz sobre como a biologia da emoções estão relacionadas com a memória.


Segundo os seus estudos a emoção modula a forma como os dados e os acontecimentos são guardados na memória. Isto fica implícito no que diz respeito à memória para as pessoas e as características relacionadas a elas.


Afirma ainda que grande parte de nossas decisões é tomada de maneira mais ou menos automática e inconsciente. Sendo que este processo é guiado pelo valor que se dá às diversas experiências do passado.


Um exemplo que ele cita é: Se eu conheço uma pessoa que desperta boas emoções em mim, toda vez que eu a encontrar vou reviver uma memória que se divide em dois aspectos: o cognitivo (saber quem é a pessoa) e o emocional (é alguém de quem se gosta).

Tais aspectos guiam a forma como conduzimos a relação com os outros. Não há memória ou tomadas de decisão neutras, sem emoção. Hoje já se sabe até em que regiões do cérebro as emoções são processadas.


Isto se liga à forma como trabalhamos os nossos treinamentos, e o que discutimos a respeito dos padrões de comportamento. Se nossas memórias estão desatualizadas certamente as nossas decisões não serão as melhores.

Ao trabalharmos os processos de forma cognitiva e emocional estamos oferecendo a possibilidade de uma mudança em relação às novas tomadas de decisão. Isto é o que chamamos de ressignificar um fato.


No seu trabalho ele ainda faz uma diferenciação entre a forma como isto acontece conosco e os animais, e a principal distinção esta em nossa capacidade de ter uma autobiografia.


Reconhecemos nossa historia, a familia, os amigos e todos os relacionamentos que tivemos. Determinando assim nossa própria história. Os animais tem isto de forma muito limitada, sem a mesma riqueza de detalhes e abrangência.


Outro fator fundamental é a linguagem pela qual nos comunicamos, que faz um outro serviço importante, o de codificar as memórias não verbais numa forma verbal. Ele ainda destaca que estas características podem expandir enormemente tudo que somos capazes de memorizar.


Em relação à criatividade e a inventividade destaca que a força está na imaginação, que nada mais que a manipulação das imagens, que podem ser visuais, auditivas, táteis ou olfativas.


Essa manipulação esta profundamente relacionada com não só com a forma como a pessoa capta estas imagens mas como ela recupera aquelas que estão guardadas na memória.


Talvez uma parte interessante de seus estudos que nos oferece um grande aprendizado é sobre como a imaginação recupera estas imagens que foram gravadas em circuitos nervosos, onde com a ajuda das emoções foram organizadas de acordo com certas categorias.


Utilizar a emoção para manipular estes registros é uma forma de desenvolver novas soluções. Quero agora relacionar este ponto ao que desenvolvemos em nossos treinamentos especialmente no LT, que é a de oferecer a possibilidade de reorganizar estas memórias de forma diferente.


Em seus estudos é possível afirmar que os neurônios estão organizados em circuitos e comunicam-se por meio de reações eletroquímicas e que o padrão ou o desenho dos circuitos é o que permite a construção de todas as imagens. Isso vale tanto para o que se passa no mundo exterior – visões ou sons, por exemplo – como para imagens interiores, produzidas e transformadas por um estado emocional. São elas que constituem aquilo que chamamos de espírito humano.


Espero que este artigo tenha sido tão interessante a você quanto é para mim. No próximo quero relacionar o trabalho que fazemos com este artigo.

J. Carlos Froes

5 comentários:

  1. Oiee!!! Adorei a matéria, estava lendo na revista NOVA desse mês (Fevereiro) exatamente na pagina 88, tem uma matéria que fala algo mais ou menos assim sobre como nosso cerebro funciona ao tomarmos uma decisão, onde ficam as decisões emocionais e as racionais o porque as vezes agimos mais pela emoção do que pela razão, achei MUITO interessante também... Só comentando, pois essa matéria me lembrou a da revista também!!! Bom demais!!!

    Froes, vou deixar meu blog tb... dá uma passadinha la: thaismitsouka.blogspot.com

    beijoooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Este é um tema evidente nas questões que venho trabalhando, algo extremamente complexo - e ainda confuso pra mim - porém, fascinante e com efeito muito real na minha vida.
    Ao acessar memórias e emoções que agem e se fazem presentes de forma dolorosa e negativa,pude resignificar,... ou pelo menos, encarar e sentir com mais clareza e leveza. Fato esse que veio a refletir de forma positiva nos mais diversos aspectos do meu dia a dia.

    Sou leiga no assunto, mas me sinto privilegiada de estar aprendendo e vivenciando isso tudo ao lado de alguém tão querido e especial como você.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ficou ótimo Fróes!
    O texto também muito bom!
    Ja visitou o blog da Ju? Voando pela Alemanha..
    Bjão!

    Evelin

    ResponderExcluir
  4. Evelin
    Mais uma vez obrigado pela dica.. ainda não conheço o blog dela me manda o endereço por favor...

    ResponderExcluir