sexta-feira, 21 de maio de 2010

Projeção...
Outro dia conversava com alguém sobre projeção... o quanto projetamos no outro nossos desejos, anseios e vontades.

Se o outro não é capaz de nos dar aquilo que queremos e ou necessitamos, tudo isto ao final acaba por gerar uma insatisfação e um sentimento de frustração enorme.

Esta insatisfação talvez comece apenas como pequeno incomodo que aos poucos se torna uma indignação, ai sim a frustração e por fim... raiva.

As projeções são perigosas porque seguem sempre o rumo daquilo que é ilusório.


E quando elas se transformam em raiva, muito mais difícil de serem trabalhadas.

Há que se cuidar antes que isto aconteça.

E normalmente surgem vários questionamentos....:

Sera que ele não enxerga
?;
Será que não percebe... ?
O que eu posso fazer para que a pessoa possa perceber, enxergar... ?
Como devo fazer para resolver isto...?

Como responder a todas estas questões e acima de tudo o que fazer?

Simples e ao mesmo tempo complexo... Comece por você... o único caminho é este...

Verifique se o que você está exigindo está ao alcance do outro.

Verifique se esta não é uma exigência que hoje ele não pode cumprir...

Verifique se você pode viver sem isto ou com uma parte desta exigência...

Perceba se não é apenas uma projeção de algo seu...


Há uma historia que ilustra bem o perigo da projeção...

Certa vez um rei muito abastado resolveu construir um lindo castelo.. e forra-lo com espelhos...

No chão, nas paredes e no teto...

Não havia móveis... somente espelhos...

Sua idéia era de que as pessoas pudessem ir para lá para se admirarem...

Um lugar tão especial que uma pequena vela acesa no centro do castelo poderia ilumina-lo por inteiro...

Uma pequena luz se transformaria em algo muito poderoso...


Mas algo deu errado....
Uma noite um pequeno cão entrou neste castelo...

Ele se assustou com a quantidade de cães que haviam ali... e assim sentiu muito medo...


Ele latia e milhares de cães latiam... ele avançava e milhares de cães avançavam...


Seu medo que era pequeno no inicio se transformou em algo imenso...

Até que em um momento ele resolveu atacar.... e travou a maior e mais difícil batalha da sua vida...


No dia seguinte as pessoas que foram ao castelo encontraram aquele pequeno cão morto...


Ele perdera a batalha...


Retirado e adaptado do livro "Antes que você morra - Osho"


As pessoas muitas vezes espelham o que fazemos... e aquilo que projetamos só serve para cada um de nós...


Somente aquilo que é real nos leva a frente... tudo mais nos congela... ou nos leva por um caminho perigoso.

Não pelo outro, para mim..., por mim... sempre... Isto é real...


J. Carlos Froes

Um comentário:

  1. Qdo criança queria muito ter uma barbie... não tive. Hoje minha filha tem algumas barbies.
    Por algum tempo mantive as bonecas guardadas, em total segurança.
    Poucos dias depois de eu entegrar as bonecas à ela, me deparei com uma cena dolorosa... as barbies estavam carecas! Foi horrível... pra mim... só pra mim. Minha filha estava se sentindo no seu próprio salão de beleza. Para ela aquelas eram só bonecas... como qualquer outra boneca... para mim eram BARBIES.
    Bom se isso tivesse acontecido há algum tempo atrás, com certeza eu iria púni-la, gritar, castigar... enfim descarregar nela algo que era meu.
    Estou me devendo um presente... está será a minha barbie...dentro do armário e com cabelo!

    ResponderExcluir