quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Carnaval... um grande exercício...

Carnaval
Neste final de semana de carnaval participei de uma empreitada que eu diria foi das mais inusitadas.

Participar do desfile da Unidos do Peruche.

A escola vinha de um rebaixamento e contava com a participação de todos os componentes da escola na intenção de voltar ao grupo especial.

Dentre os componentes da escola alguém muito querido que passou por alguns de nossos treinamentos e que nos convidou a compor uma das alas da escola, na verdade ele abriu aos treinandos de nossa empresa uma ala toda.

Quero utilizar este espaço e fazer uma relação entre o trabalho da escola e alguns conceitos que tanto trabalhamos em nossos treinamentos.

Disciplina e Hierarquia.

O quanto foi importante a disciplina de todas as pessoas que participaram do desfile.
Uma dos pontos que mais me impressionou foi o quanto todos nós que participávamos da ala tínhamos que aceitar a acatar as ordens que nos eram passadas sem que ao menos soubéssemos a nossa posição na avenida.

Talvez o unico momento em que tivemos um pequeno acesso ao tamanho da escola foi no dia do ensaio técnico no Sambódromo, no restante do tempo nossa atenção e nosso foco se direcionou apenas ao trabalho da ala.

Nosso trabalho maior foi decorar o samba e ensaiar a coreografia.

Em momento nenhum tínhamos idéia das demais fantasias ou a visão de grupo.
Seguimos a risca aquilo que nos foi passado e confiamos em um líder que sequer conhecemos.

Assim como acontece em uma empresa ou em qualquer trabalho de grupo executa-se uma tarefa de forma focada tendo em consideração que esta parte é importante para o conjunto.

A primeira coreografia ensaiada previa alguns passos que foram retirados já no primeiro ensaio técnico. Tudo isto visava proteger o grupo e as pessoas envolvidas.

Quantas vezes em nosso dia a dia as coisas acontecem do mesmo jeito, somos levados a uma tarefa que sabemos ser parte de algo maior sem que ao menos tenhamos a visão do todo.

Tínhamos dois responsáveis pela ala cuja exigência vinha de outros que sequer tínhamos contato.

Tempo
Outro fator que chama a atenção é o rigor com o tempo. A todo momento éramos lembrados do tempo que tínhamos para entrar e sair da Avenida.

Isto certamente nos levou a focar ainda mais no nosso movimento seguindo sempre o comando daqueles que estiveram conosco o tempo todo.

Seguir um líder, ser e estar líder de algo, ensaiar um hino e uma coreografia nos lembraram em muito momentos vividos juntos em outras ocasiões tão especiais quanto esta eu diria.

Que experiência magnífica. Disputamos o nosso lugar, e nos preparamos para a tarefa ( mais um deja' vu).

Os juízes e o julgamento.
O juiz pouco se importa com o quanto foi empenhado para aquele momento, pessoas que vieram de outras cidades, que voltaram de viajem mais cedo, que não estavam bem fisicamente, ou que tiveram qualquer outro problema que as tocasse de alguma forma, nada importava aos juízes.

Eles apenas focavam naquilo que fora combinado, "O combinado não é caro"...

Assim também acontece em nossa vida. Assumimos algo e tomamos uma tarefa, tudo mais que diz respeito a sua execução ou não, não interfere no julgamento ou interessa àquele que julga.

Quem julga, julga segundo aquilo que vê, e que foi combinado anteriormente ou não, e assim da mesma forma vemos isto acontecer em nosso dia a dia.

Tudo que vier a ser dito, algumas vezes serve apenas como justificativa pessoal e nada mais.

Algo mais que podemos refletir.

Responsabilidade e transferência.
Ficou claro também como transferimos ao outro a nossa responsabilidade muitas vezes, e como quase sempre o que o outro faz é apenas cumprir um papel.

Durante a semana que antecedeu os desfiles muitas fatos nos demonstraram como isto acontece e eu quero compartilhar agora com esta visão do todo.

Algumas pessoas ao retirarem suas fantasias não verificaram as mesmas e muitas coisas não saíram como o previsto, faltaram algumas peças, adereços, o tamanho não estava adequado, etc. Algo bem natural...

Mas algumas reações foram interessantes, muitas vezes é como se aqueles que estavam servindo de ponte entre o grupo e a escola tivessem errado de forma proposital.

O que é uma transferência.. quando transferimos ao outro sentimentos, pensamentos, sensações que não os pertencem, mais um ponto com o qual podemos refletir.

Espírito de grupo.
Ao entrarmos na avenida ficou claro o que é o verdadeiro espírito de grupo, onde todos se encontravam nivelados.

Talvez aqui caiba uma reflexão sobre o que é inclusão e exclusão, aquilo que inclui também exclui.

A fantasia faz isto com as pessoas, ao colocarmos uma fantasia igual a nossa em outra pessoa e ficarmos lado a lado... não importa a raça, partido ou credo... somos iguais e nos portamos como iguais.

De que forma aquilo que inclui também exclui, com as fantasias somos aceitos, sentimos que estamos inclusos em algo, porém sem, qual o time, escola, cargo, interessante.

Porque insistimos aqui fora em colocarmos fantasias diferentes nas pessoas, para sermos notados... e o grupo, por acaso não foi notado. Mais um ponto para reflexão...

O resultado...
0,25 (vinte e cinco décimos) este foi no balanço final aquilo que fez a diferença em termos de pontuação do 1o. para o 2o. e o 3o. colocado. Como avaliar tudo isto.

A escola subiu, nós desfilamos, e comprovamos in loco a operação de guerra que é reunir mais de mil pessoas vindas cada um de uma realidade e coloca-las num conjunto harmonioso em um espetaculo onde o todo somente pode ser percebido pelo espectador.

Uma demonstração clara do que é trabalhar com a diversidade e adversidade em favor do todo, que é o resultado final.

Talvez para quem tenha participado tenha sido somente um desfile, mas se pudermos abstrair estes pontos que coloquei aqui e mais um serie de percepções de cada um, um desfile é um grande exercício de liderança e de relacionamento.

União, força, coragem, criatividade, perseverança, superação, comprometimento e uma série de outros temas que foram observados e sentidos... No final... valeu muito....
J. Carlos Froes

4 comentários:

  1. Caro Froes, e irmão...foi um dos momentos mais fantasticos que vivenciei, e tenho certeza que de muitos também, e achei legal seus comentários pois é exatamente o que senti mais não conseguia me expressar...abr4ço
    Dani Froes

    ResponderExcluir
  2. Froes, Muito bom poder participar disso com a 4tempos! Gostei do texto...

    Pra mim foi um grande momento de superação... Superar alguns preconceitos meus, entender certas coisas que ainda estou a refletir, lutar muito para não voltar a ter certas atitudes minhas... No final, amei poder estar junto nessa energia maravilhosa que foi!!!

    Amei pelo carinho e apoio, principalmente da Cris... Minha eterna gratidão, mais uma vez!!!

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Participar desse evento, foi algo indescritivel.
    A Energia que sentimos tanto no domingo como na sexta( Grande dia do desfile da campeãs )foi um balsamo de alegria.
    Pudemos curtir um carnaval tranquilo, sem "EXAGEROS" , com alegria e entre "familiares" ( GRANDE FAMILIA SILVA)

    Um grande Beijo
    Drika Silva

    ResponderExcluir
  4. Saudades dos seus textos... Não atualiza mais?

    beijos!

    ResponderExcluir